Por que ministro do interior da França defendeu publicamente topless nas praias

Por que ministro do interior da França defendeu publicamente topless nas praias
Sondagem mostra que prática do topless se tornou menos comum na França

 

A decisão da polícia de impedir mulheres em uma praia da França a fazer topless causou forte polêmica na França e provocou até uma reação do governo, que defendeu a prática.

 

O incidente aconteceu em uma praia em Sainte-Marie-La-Mer. Policiais abordaram três mulheres que tomavam banho de sol sem a parte de cima do biquíni após uma queixa de uma família de férias e pediu que elas se cobrissem.

Uma forte reação contra a polícia se seguiu ao episódio nas redes sociais da França.

Em apoio às mulheres, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, tuitou: "A liberdade é um bem precioso".

Ele disse que era errado pedir às mulheres que vestissem roupas.

Não é ilegal tomar sol de topless na França, embora as autoridades locais possam proibir a prática com diretrizes sobre roupas.

Uma sondagem do site VieHealthy em 2019 mostrou que a prática é menos comum na França agora do que no passado. Também é menos recorrente do que em outros países europeus.

Segundo o levantamento, 22% das mulheres francesas entrevistadas haviam tomado banho de sol de topless, em comparação com 48% das espanholas e 34% das alemãs.

 

Por que ministro do interior da França defendeu publicamente topless nas  praias | Mundo | G1

Abordagem da polícia gerou forte polêmica nas redes sociais, com tuíte do ministro do Interior francês. Foto: Getty

Incidente

Um comunicado de imprensa postado no Facebook pela polícia dos Pirineus Orientais disse que o incidente ocorreu na semana passada.

Dois policiais solicitaram a três mulheres na praia que cobrissem os seios, a pedido de uma família preocupada com as crianças presentes.

"Guiada pelo desejo de apaziguamento, a polícia perguntou às pessoas em questão se concordariam em cobrir os seios depois de explicarem o motivo de sua abordagem", informou a nota da polícia.

"Nenhuma ordem municipal proíbe essa prática (de topless) em Sainte-Marie-la-Mer."

Mas a ação da polícia gerou uma onda de críticas online. Alguns questionaram uma onda de "pudor" que varre a França, enquanto outros se perguntam se a prática agora estava proibida.

A porta-voz da polícia, tenente-coronel Maddy Scheurer, culpou a "falta de traquejo" dos dois policiais pelo incidente. "Você sempre me verá de uniforme", escreveu ela, "mas a prática de bronzeamento em topless é permitida na praia de Sainte-Marie-la-Mer." Fonte: BBC