Alimento infectado: cuidado com Covid-19 pode evitar outras 200 doenças

Alimento infectado: cuidado com Covid-19 pode evitar outras 200 doenças
Foto: Ja Ma Unsplash

 

A necessária e desagradável tarefa de higienizar todos os alimentos após realizar a compra no mercado pode ter te salvado de uma série de doenças. Essa rotina criada ou intensificada durante a pandemia de Covid-19 tem eficácia contra o novo coronavírus – embora não seja o meio principal de transmissão -, mas também para eliminar bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos inseguros podem causar mais de 200 doenças diferentes – desde diarreia a cânceres. Myrna Campagnoli, endocrinologista do Laboratório Exame, ressalta a importância de não esmorecer o hábito de higienização. Não só pelo risco de Covid-19, mas também por doenças até então bem mais comuns.

“No caso do coronavírus, é importante dizer que a tosse, a fala e o espirro soltam gotículas com o vírus que podem ou não ser depositadas em cima dos produtos. Mas outros germes, muito mais frequentes, há certeza que estão ali. É muito importante a higienização das embalagens, dos produtos, sobretudo os alimentos in natura (verduras, legumes e frutas). Eles podem trazer substâncias químicas, danosas para o nosso corpo”, alerta a especialista. Fonte: Metrópoles